Artigo - Microbiota Intestinal, Disbiose e o Papel das Fibras na Manutenção da Saúde Gastrointestinal - Dr. Vinícius Fontanesi Blum

Clique aqui para fazer o download do artigo completo.

 

Introdução
 

O comportamento alimentar dos humanos vem sendo alvo de inúmeros estudos há muitas décadas e tem uma forte correlação com o processo evolutivo e com as diferentes características antropológicas ao redor do planeta.


O homem é caracteristicamente cosmopolita e adapta-se praticamente a todas as regiões do mundo, utilizando recursos alimentares das mais diferentes origens e formas e criando diferenças culturais marcantes em diversas populações no que diz respeito a hábitos alimentares.


Apesar das grandes discordâncias existentes entre os autores, sabemos que os primeiros humanos já apresentavam um comportamento onívoro, com diferentes proporções de produtos animais e vegetais na dieta, de acordo com as condições locais em que viviam.


O aprendizado da utilização do fogo para a cocção de alimentos e o advento da agricultura foram fatores decisivos na evolução dos hábitos alimentares da espécie humana, facilitando tanto o consumo de carne quanto o de grãos. O desenvolvimento de mutações que favoreceram certas populações a digerir a lactose criou toda uma cultura de produção e aproveitamento de derivados do leite, levando outras ao desenvolvimento de hábitos onde tal nutriente não se fez presente. 


Em comparação com a maioria dos hábitos alimentares vigentes, as dietas do passado eram muito mais saudáveis. Certamente, devemos considerar algumas exceções, como a chamada dieta mediterrânea e a dieta japonesa tradicional, ainda encontradas nos dias de hoje em determinadas populações.

 

Mas a predominância da alimentação rica em carboidratos refinados, gorduras saturadas e com alto teor calórico e a baixa quantidade de ingestão de fibras, vitaminas, óleos vegetais, laticínios e alimentos frescos vêm sendo entendidas como uma das grandes responsáveis pela elevada e crescente prevalência de obesidade, diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares e intestinais, osteoporose e alguns tipos de câncer, entre outras, na espécie humana contemporânea. 

 

 

Clique aqui para fazer o download do artigo completo.

Compartilhe
Twitter
Please reload

Please reload

Atendimento ao Médico Momenta
0800 703-1550

amo@momentafarma.com.br